A Gecal realizou o Programa de Educação Ambiental no município de Pains-MG, como medida mitigadora, devido as atividades exercidas na empresa, que afetam direta ou indiretamente a comunidade local, tendo como parceiros a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Pains e a ACAP (Associação de Catadores Amigos de Pains) focando em temas como coleta seletiva e a preservação do meio ambiente.

O referente programa teve seu início a partir do dia 21 de janeiro de 2014 com a elaboração do projeto de atividades.

Dentre as atividades exercidas pelo programa, estão as seguintes ações:

  • Elaboração de material informativo com a produção e distribuição de folders, imãs de geladeira, camisas do projeto e sacos retornáveis para a coleta seletiva na comunidade.
  • Palestra para o lançamento do Concurso de Frases de cunho ambiental entre alunos do quarto ano da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte.
  • Foram ministradas palestras para alunos da Escola Estadual Padre José Venâncio e para os funcionários da empresa Gecal,
  • Realização de trabalhos artesanais na Escola Estadual Maria Rosa de Castro que atende alunos especiais do município (APAE),
  • Stands na Praça Tonico Rabelo para demonstração dos artesanatos produzidos com material reciclável, pela Escola Estadual Maria Rosa de Castro (APAE), Escola Municipal José Maria da Fonseca e Centro de Referência em Assistência Social.
  • Realização de passeata com alunos da Escola Estadual Padre José Venâncio, Escola Municipal Professor João Batista Rodarte, Escola Estadual Maria Luiza das Dores, Escola Estadual Maria Rosa de Castro (APAE) e Escola Municipal José Maria da Fonseca na Praça Tonico Rabelo no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), visando chamar a atenção de toda comunidade em prol do meio ambiente.

Tendo a preocupação com a conscientização ambiental na comunidade local afetada, a Gecal continua exercendo atividades em prol do meio ambiente procurando sempre mobilizar e conscientizar a população sobre questões ambientais.

Confira algumas fotos das atividades realizadas:

 

Divulgação dos ganhadores do Concurso de Frases

As frases vencedoras dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte estão sendo divulgadas no site da empresa Gecal, sendo a premiação para 1º lugar uma bicicleta e 1 kit do Programa de Educação Ambiental e os alunos que ficaram em 2º e 3º lugar foram presenteados também com kit do PEA- Gecal, compostos por 1Camisa do programa, 1 boné, 1 caneta e 1 tabela da copa.

ganhador1

 

1º Lugar: Pedro Henrique Costa de Oliveira

Professora: Jocemara

Frase:Toda vez que um lixo é reciclado, uma árvore plantada, nasce a esperança de um novo planeta e da continuidade de vida na Terra.”

 

 

 

 

ganhador2

 

2º Lugar: Ana Beatriz Oliveira Murari Rabelo

Professora: Jocemara

Frase:Que nós sejamos os principais atores da defesa do nosso lindo Planeta, coleta seletiva, pratique essa ideia!”

 

 

 

ganhador3

 

3º lugar: Lívia Ferreira Pimentel Lourenço

Professora: Érica Borges

Frase: “Planeta Terra manda mensagem aos seus moradores: a Terra não aguenta mais a devastação das águas, do solo e do ar, reciclar o lixo é uma maneira inteligente de cuidar do Planeta Terra.”

 

 

Palestras para os funcionários da Gecal

Realização de palestra para funcionários da empresa Gecal onde foram desenvolvidos temas como preservação do meio ambiente e coleta seletiva dentro e fora da empresa, visando à conscientização dos funcionários em relação à limpeza, importância da separação adequada do lixo e preservação ambiental.

palestra1   palestra2

 

Palestra para alunos do Ensino Médio

A palestra na Escola Estadual Padre José Venâncio foi realizada no dia 03/06/2014, para alunos do terceiro ano do ensino médio, com o tema Meio Ambiente, Coleta Seletiva e a profissão de Biólogo. Foram ministradas pelo Biólogo Jean Rodrigues e pelo estagiário da área de meio ambiente Imarlom Castro, a palestra também contou com a presença e apoio de funcionários da Gecal e parceiros da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) e ACAP (Associação de Catadores Amigos de Pains)

escola1  escola2

Palestra para alunos do Ensino Fundamental

Palestra de Meio Ambiente e Coleta Seletiva na Escola Municipal José Maria da Fonseca ( Manhã e Tarde)

Manhã

Foi realizada a palestra sobre Meio Ambiente e Coleta Seletiva, visando a conscientização ambiental das nossas futuras gerações, logo foi feito o convite para a passeata no dia mundial do meio ambiente.

manha1  manha2

Tarde

Foi realizada palestra sobre meio ambiente e coleta seletiva visando a conscientização das futuras gerações, e logo em seguida foram distribuídas as camisas para alunos e professoras para a passeata do Dia Mundial do Meio Ambiente

tarde1  tarde2

Oficina de Artesanato com material reciclável na APAE.

Na Escola Especial Maria Rosa de Castro (APAE) realizou-se oficina de artesanato com materiais recicláveis visando à preservação do meio ambiente e incentivando uma forma de profissão para alunos com necessidades especiais, logo após foram distribuídas camisas do Programa de Educação Ambiental Gecal para a passeata do dia mundial de preservação do meio ambiente.

apae1  apae2

Passeata Educativa com alunos das escolas municipais e estadual no entorno da Praça Tonico Rabelo.

Manhã

Foram montados stands, apresentando trabalhos artesanais feitos a partir de materiais recicláveis desenvolvidos por escolas e entidades do município de Pains, visando alcançar uma conscientização da população local de como é importante a coleta seletiva e a separação do lixo orgânico do reciclável na comunidade, pois todo lixo reciclável pode ser reaproveitado virando fonte de renda para catadores.

passeatamanha2  passeatamanha1

Com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, no período matutino, foi realizada passeata ecológica com os alunos da Escola Estadual Padre José Venâncio, Escola Estadual Maria Luiza das Dores e Escola Municipal Professor João Batista Rodarte, visando à conscientização da população sobre questões ambientais e coleta seletiva.

Também houve a distribuição de material informativo do projeto e plantio simbólico de 01 muda de Ipê na Praça Tonico Rabelo, por um aluno de cada escola, os representantes da Polícia Ambiental, Mário Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Hédevan Costa, representante da empresa Gecal, como símbolo das atividades realizadas no Dia Mundial do Meio Ambiente do ano de 2014.

Contamos também com a visita dos alunos da Escola Municipal José Maria da Fonseca do período matutino onde foi apresentado a eles um teatro de fantoches com tema em meio ambiente.

outra1  outra2 outra3  outra4

Tarde

Com o apoio da Polícia Militar do município de Pains, foi realizado no período da tarde, passeata ecológica com os alunos das Escolas Municipais José Maria da Fonseca e Professor João Batista Rodarte, e Escola Estadual Maria Rosa de Castro (APAE) havendo a entrega de material informativo para os alunos presentes e para a comunidade, visando a conscientização de toda comunidade local sobre meio ambiente e coleta seletiva. Logo após, foi realizado um momento de entretenimento dos alunos das escolas presentes com músicas de cunho ambiental e teatro de fantoches.

tard1  tard2  tard3  tard4  tard5  tard6

Agradecimentos

A empresa Gecal Indústria e Comércio de Produtos Minerais agradece a parceria e colaboração de seus parceiros:

  • SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Pains,
  • ACAP (Associação de Catadores Amigos de Pains)
  • e a direção da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte ,
  • Escola Municipal José Maria da Fonseca,
  • Centro Municipal de Educação Infantil Sinhá Natico (CEMEI),
  • Escola Estadual Padre José Venâncio,
  • Escola Estadual Maria Luiza das Dores e
  • Escola Especial Maria Rosa de Castro (APAE) no Programa de Educação Ambiental Gecal.